\\\ O MELHOR DO CINEMA ESTÁ AQUI _

 

OS PRINCIPAIS FESTIVAIS E MOSTRAS DE CINEMA DO RIO DE JANEIRO PASSAM NO ODEON – CENTRO CULTURAL LUIZ SEVERIANO RIBEIRO.

NOSSA PROGRAMAÇÃO É DIVERSIFICADA, OFERECENDO CINEMA ARTE E CULTURA AO PÚBLICO.

\\\ ANIMA MUNDI _

Com o objetivo de fortalecer o mercado de animação do Brasil que, em 1993, o Anima Mundi foi criado. Tudo começou com o Festival que, no primeiro ano, recebeu 7 mil pessoas no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e exibiu 144 filmes.

Hoje, o Anima Mundi se tornou uma plataforma de animação que oferece experiências para animadores, educadores, produtoras e, claro, animaníacos.
A partir daí, os números cresceram ano a ano até que, em 1997, foi realizada a primeira edição do evento em São Paulo.

\\\ FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS _

Para o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier “O Festival Varilux já se consolidou como um dos principais eventos incentivador e difusor da cultura francesa no Brasil. O público já reconhece a sua importância e, mais do que isso, espera ansiosamente pela realização do festival”. Maurício Confar, Diretor de Marketing da Essilor/Varilux – patrocinadora desde a primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês há 13 anos, engrossa o coro. “Essa parceria com a Bonfilm tem como objetivo principal levar cultura à população de diversas regiões do país e não somente dos grandes centros urbanos. Além disso, a iniciativa está ligada à questão do olhar humano, que é o nosso foco, além de promover a interação entre as culturas brasileira e francesa”, diz.

\\\ RIO FESTIVAL DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CINEMA _

O Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema tem como objetivo estimular a produção de filmes de gênero e sexualidade brasileiros, mostrar as melhores obras produzidas internacionalmente nos últimos anos e contribuir para a formação de público e para a contextualização da produção recente, através da programação de mostras selecionadas.

\\\ FESTIVAL ÓPERA NA TELA _

O festival é totalmente dedicado ao gênero da ópera, com exibição do melhor das temporadas europeias recentes, realizadas em verdadeiros templos da ópera. Destinado a todo público, a programação emociona as plateias e ao mesmo tempo contribui para a expansão de repertório cultural.

Com o objetivo de proporcionar uma verdadeira experiência à plateia das montagens mais grandiosas do gênero, o evento promove a cada edição, sessões ao ar livre no espetacular Parque Lage, no Rio de Janeiro, com estrutura especialmente montada com tenda cristal, mobiliário, tela gigante, alta qualidade de som e imagem, em exibições legendadas. Após o lançamento, as óperas se mantem em programação em mais de 20 cidades por até dez meses, oferecendo uma verdadeira temporada operística ao público brasileiro e promovendo a diversidade cultural no país.

\\\ FESTIVAL CURTA CINEMA _

O festival é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem, exibindo trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, e tem caráter competitivo e informativo.

O Festival Curta Cinema qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América, e também para o Bafta – Academia de Cinema do Reino Unido e para a Academia Brasileira de Cinema. Além da exibição de filmes, o Festival promove workshops, laboratório de projetos e debates. As inscrições de filmes para as competições, panoramas e programas especiais terão início no mês de julho até final do mês de julho. E todas as sessões de filmes e as atividades paralelas do Festival Curta Cinema são gratuitas.

\\\ FESTIVAL DO RIO _

O Festival do Rio foi criado em 1999 a partir da junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, eventos que faziam parte do calendário cultural da cidade desde os anos 1980. De lá para cá, o Festival de firmou como um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos do ano.

O evento é realizado pelo Cinema do Rio e pelo Cima – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, responsáveis pela produção do Festival, realização da Première Brasil e pelo RioMarket, maior mercado do audiovisual da América Latina.

\\\ MOSTRA DE CINEMA ATUAL ESPAÑOL _

A Mostra Cinema Atual Espanhol traz ao Brasil uma seleção de filmes premiados em importantes festivais na Espanha e no mundo. Os títulos representam a linguagem atual usada no cinema espanhol com temas que tratam de diferente regiões, épocas e sociedade da Espanha.

O Mostra de Cinema Atual Espanhol é uma realização do Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil em parceria com Instituto Cervantes e Sociedade Cultural Brasil-Espanha.

\\\ MIMO FESTIVAL _

Consagrado como um dos maiores eventos de música gratuitos da América do Sul, o MIMO Festival chega à 14ª edição consecutiva e, mais uma vez, o cinema é parte importante de sua programação. Como acontece desde 2004, o Festival MIMO de Cinema é dedicado a produções inéditas que tenham a música, seus personagens e suas histórias como tema. Com formato ímpar – exibe curtas, médias e longas metragens, nos gêneros ficção, animação e documentário, em sessões gratuitas – conquistou plateia cativa.

As exibições têm um charme a mais: os filmes são projetados em telões ao ar livre, nos pátios de igrejas seculares e também em cinemas históricos, mercados, centros culturais e cenários marcantes de Paraty e Olinda. No Rio de Janeiro, toda a programação de cinema é concentrada no Cine Odeon.