Cariocas fazem fila para ver mostra de realidade virtual no Odeon
- By odeon
- Category: Evento, Festival Varilux 2017, Mídia, Mostras e Festivais, Odeon
- No comment
- Hits: 2.35k
Mostra gratuita reúne até domingo curtas em 360º
RIO – Não há tela e nem poltrona com pipoca. O público tem feito fila na porta do Cinema Odeon, no Centro, para assistir, em uma cadeira giratória, e usando óculos especiais, a filmes com conteúdo 360º e tecnologia de realidade virtual. A novidade faz parte de uma mostra gratuita que está na programação paralela do Festival Varilux: são 19 realizações francesas ( 17 inéditas) em diversas salas da cidade.
No Odeon, a experiência diferente pode ser conhecida com oito curtas que duram de três a 30 minutos. Os filmes são exibidos para até dez pessoas ao mesmo tempo, diariamente das 13h30m às 20h30m, até domingo. Basta um documento de identificação para se inscrever, na hora.
É a primeira vez que um festival no Brasil dedica uma seleção específica a esse gênero, que acabou de fazer sucesso também no Festival de Cannes, onde foi exibido um filme de Alejandro Gonzalez Iñarritu, “Carne e Areia”.
PROGRAMAÇÃO VAI DE FILMES DE AÇÃO A DOCUMENTÁRIOS
Desenvolvidas por líderes em inovação audiovisual na França, os filmes exploram o potencial da realidade virtual em gêneros como ação, ficção, animação e documentário. Três dessas produções estiveram no Festival de Sundance:“Notes on blindess”, de Peter Middleton e James Spinney; “Out of the blue”, de Sophie Ansel, e “Viens!”, de Michel Reilhac.
O público que esteve presente no Odeon aprovou os curtas com realidade virtual.
— Foi um um misto de estranhamento e encantamento. Fiquei deslumbrada quando me dei conta de que tudo estava acontecendo junto — contou a funcionária pública Hevila Monteiro, 58 ano. —Fiquei um pouco tonta quando girei a cabeça mais rápido, a dica é se mover lentamente.
Quem também gostou da novidade foi a pernambucana Maria Aparecida Alves:
— É como se fosse um mergulho na ideia do cineasta.
Por Bruno Calixto
Via O Globo